Lona Cultural pode ser legal

4640789

Esse é um post muito legal pra quem curti teatro, mas não estamos falando de Teatro Municipal e muitos outros teatros que tem por ai estou falando de lona cultural aquela que tem perto do seu bairro e você nem sabe que ela existe, lona cultural é uma ótima oportunidade pra assistir peças de teatro,festivais de musica,sarau.

Sinceramente acho que as lonas culturais do Rio de Janeiro deveriam ser mas valorizadas pelo governo ter um investimento legal ,poque é algo que enriquece a mente das pessoas,mas ainda assim vale muito visitar e ver o tem de bom .

Por isso eu procurei os endereços das lonas culturais do Rio de Janeiro pra que vocês possam ir la fazer uma visita, pra você que não mora no Rio de uma olhada na internet ou até se informa no seu bairro mesmo quem sabe não tem uma perto lona cultural perto de você.

A lista com os endereços estão aqui em baixo.

Opera-do-Espantalho-na-Lona-Cultural-Elza-Osborne-em-2007

LONA CULTURAL MUNICIPAL CARLOS ZÉFIRO – ANCHIETA
(320 lugares)
Estrada Marechal Alencastro s/nº
Tel.: 3019-1654
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro foi criada em 1999. Já foi palco para shows de diferentes grupos e grandes nomes da MPB. O nome da lona é uma homenagem a Carlos Zéfiro, autor dos “catecismos”, pequenas revistas de bolso de conteúdo erótico publicadas nas décadas de 50 e 60.

Facebook: https://www.facebook.com/paulo.lonadeanchieta

LONA CULTURAL MUNICIPAL ELZA OSBORNE – CAMPO GRANDE
(320 lugares)
Estrada Rio do A, 220
Tel.: 3406-8434 / 2413-2255
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Elza Osborne, criada em 1993, deu início à concretização do projeto das Lonas Culturais Municipais, cuja ideia central consistia em instalar as grandes tendas da ECO-92 no subúrbio e transformá-las em espaços de interiorização e descentralização das atividades culturais na cidade do Rio de Janeiro. O projeto resulta de uma parceria entre a Prefeitura e representantes da sociedade civil. Novas plateias foram formadas, os bairros foram valorizados e o comércio local foi revitalizado. A Lona Cultural Municipal Elza Osborne também é originária do movimento Teatro de Arena Elza Osborne, criado na década de 50 como um dos núcleos do Teatro Rural do Estudante.
LONA CULTURAL  MUNICIPAL GILBERTO GIL – REALENGO
(320 lugares)
Avenida Marechal Fontenelle, 5.000
Tels.: 3462-0774 / 3333-2889 lonagilbertogil@globo.com
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Gilberto Gil tem como proposta central apresentar trabalhos artísticos de qualidade, desenvolvidos por profissionais reconhecidos no cenário cultural carioca e brasileiro aos moradores de Realengo e de bairros próximos. Quando foi criada, em 1998, era chamada de Lona Cultural Capelinha. A mudança de nome aconteceu um ano depois e é uma homenagem ao compositor da famosa canção “Aquele Abraço”, por mencionar o bairro (Alô, alô, Realengo, aquele abraço!). Na Lona Cultural Municipal Gilberto Gil são realizados shows, apresentações teatrais e oficinas de balé clássico, capoeira e ginástica para a terceira idade.

Site: https://www.facebook.com/pages/Lona-Cultural-Gilberto-Gil/198095996886931?fref=ts

LONA CULTURAL MUNICIPAL HERBERT VIANNA – MARÉ
(320 lugares)
Rua Ivanildo Alves s/nº  Tel.: 3105-6815
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Herbert Vianna foi criada em 2005, em um dos maiores complexos de favelas do Rio, a Maré. A inauguração da Lona contou com um show de Herbert Vianna, acompanhado da banda Paralamas do Sucesso. O cantor foi eleito pelos moradores da Maré o patrono do novo equipamento, que funciona como centro de arte, oferecendo espaço para espetáculos artísticos, cursos, oficinas e palestras. Na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna também funciona a Biblioteca Popular Municipal Jorge Amado.
LONA CULTURAL MUNICIPAL HERMETO PASCOAL – BANGU
(320 lugares)
Praça 1º de maio s/nº  Tel.: 3332-4909
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal foi criada em 1997 na Zona Oeste, oferecendo peças, espetáculos de música e cinema, além de cursos, palestras e oficinas de teatro infantil, de violão, de capoeira e de ioga. O palco da lona já foi ocupado por diversos artistas consagrados pela crítica e pelo público. O patrono do equipamento é o músico e instrumentista Hermeto Pascoal, antigo morador da região.
LONA CULTURAL MUNICIPAL JOÃO BOSCO – VISTA ALEGRE
(320 lugares)
Av. São Félix, 601 – Parque Orlando Bernardes
Tel.: 2482-4316
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal João Bosco, criada em 1999, é dirigida pelo Movimento de Integração Cultural, o MIC, que no final dos anos 80 uniu artistas moradores do subúrbio carioca interessados em montar espetáculos em escolas, praças e outros espaços públicos. O MIC fez sucesso e, em 1993, passou a integrar o projeto das lonas. O homenageado, o compositor João Bosco, se apresenta na lona todo fim de ano.

Facebook: https://www.facebook.com/lonajoaoboscooficial

LONA CULTURAL MUNICIPAL SANDRA DE SÁ – SANTA CRUZ
(320 lugares)
Praça do Lote, 219, Tels.: 3395-1630 / 3365-6039
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá foi inaugurada em 2004, com um show da cantora Sandra de Sá para mais de mil pessoas. O equipamento tem dois pavilhões, uma biblioteca, mesa de jogos, praça com parque infantil e campo de futebol society. A lona conta ainda com um galpão coberto com capacidade para 320 pessoas, que abriga diferentes tipos de espetáculos. Oficinas de ballet infantil, violão, teatro, street dance, capoeira, jiu-jitsu, modelo e manequim são oferecidas gratuitamente.
LONA CULTURAL MUNICIPAL TERRA – GUADALUPE
(320 lugares)
Rua Marcos de Macedo s/nº – Praça Edson Guimarães, Tels.: 3018-4203
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A Lona Cultural Municipal Terra foi criada em 2000 e erguida com o apoio da Associação Cultural Amigos do Sanhaço. O nome escolhido foi uma homenagem ao título de uma canção de Caetano Veloso. Além de apresentar shows e peças teatrais, o equipamento oferece cursos e oficinas, entre as quais se destacam: balé, expressão corporal, desenho artístico, teatro de bonecos e artesanato. A maioria das oficinas é gratuita. Os alunos da rede municipal de ensino têm sempre direito à gratuidade, porque o principal objetivo do equipamento é promover o crescimento e o desenvolvimento cultural da comunidade.
LONA CULTURAL MUNICIPAL JACOB DO BANDOLIM – JACAREPAGUÁ
(320 lugares)
Praça do Barro Vermelho s/nº Tel.: 3366-0589
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
Instalada em uma praça, a Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim tem uma arquibancada com capacidade para 400 pessoas. Sob a tradicional lona verde e branca funciona um centro de artes, que desenvolve ações e atividades para crianças, jovens, adultos e idosos e oferece espetáculos de música, teatro, dança e poesia, além de cursos e palestras. O incentivo à participação de artistas da comunidade objetiva descobrir e estimular novos talentos. Jacob do Bandolim foi escolhido para dar nome à lona por ter sido morador do bairro durante muito tempo.
LONA CULTURAL MUNICIPAL RENATO RUSSO – ILHA DO GOVERNADOR
(320 lugares)
Praça Manuel Bandeira s/nº Tel.: 3366-0589
Aberta de terça a domingo, das 13h às 20h.
A mais recente lona cultural da cidade do Rio de Janeiro é a da Ilha do Governador, reafirmando uma ação de vanguarda da Secretaria Municipal de Cultura. As lonas revelam que a cultura é um instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento, revitalizando os espaços públicos, estimulando a convivência comunitária e despertando sentimentos de cidadania e pertencimento à cidade do Rio de Janeiro. O nome da lona, escolhido pela comunidade da Ilha, é uma homenagem ao músico Renato Russo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s