Livros e mais livros

biblioteca31

Faltam poucos dias para Bienal do Livro começar, mas não vou falar sobre a Bienal vou falar as linda e antigas bibliotecas vêm sendo um pouco desvalorizadas nos últimos tempos, claro que ir a uma boa livraria ou em uma feira é ótimo, mas eu acho biblioteca um dos lugares, mas incríveis, é eu acho RS.

Mas ai você que também gosta de livros e bibliotecas assim como eu deve pensar que quase não tem bibliotecas pelos os nossos bairros, mas tem.No bairro eu onde eu moro tem um biblioteca publica que meio antiga mas eu gosto exatamente por isso aquele cheiro de livro (La é limpo não tem cheiro de poeira não) e a carteirinha é totalmente gratuita e você pode pegar o livro no mesmo dia q fizer sua carteirinha.

Por isso eu pesquisei um pouco e achei algumas bibliotecas publicas em alguns bairros do Rio de Janeiro pra você começar a visitar quem sabe, detalhe eu não sei se os sistemas das outras bibliotecas publicam é o mesmo da biblioteca do meu bairro, portanto é sempre bom da uma ligada antes pra ser que documentos levar.

Eu espero que você que gosta ler curta bastante e quem não gosta que tente pelo menos ler um livro (que realmente te interesse) uma você vai se apaixonar por um livro e não vai, mas para de ler.

Como-montar-uma-biblioteca

Lista de Bibliotecas publica no Rio de Janeiro

 

ZONA NORTE

 

Biblioteca Popular da Tijuca

A Biblioteca Popular Municipal Marques Rebelo promove todas as quartas, das 14h às 16h, a oficina de recreação da memória, com palestras e jogos educativos que ajudam na memorização dos participantes. O público alvo são os idosos, mas qualquer pessoa pode participar. O local também oferece empréstimo gratuito e consulta de livros.

Rua Guapeni, 61, Tijuca (perto da Praça Saens Peña). Tel. 2204-0752.

Biblioteca Popular da Ilha do Governador

Biblioteca Popular Municipal Euclides Da Cunha oferece a oficina A Arte E O Artista Em Primeiro Plano, que promove aulas gratuitas de desenho e pintura com o artista plástico Valdir Pereira Augusto. Às quartas, das 13h às 16h30; sextas, das 9h às 16h30; e sábados, das 10h às 15h30.

Há ainda troca-troca de livros de literatura, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 16h. Para participar, é preciso levar até dois livros em bom estado.

Biblioteca Popular de Irajá

Além do troca-troca de livros, que pode ser feito de segunda a sexta, das 9h às 17h, a Biblioteca Popular Municipal João Do Rio também promove oficinas de origami. As aulas, que podem ser realizadas por alunos a partir dos 7 anos de idade, acontecem às segundas, das 14h às 16h.

Avenida Monsenhor Félix, 512, Irajá. Tel. 2482-3582.

Imperator

Aos domingos, das 10h às 14h, há troca-troca de livros no Centro Cultural João Nogueira, em que o público pode trocar volumes em bom estado de conservação. A atividade é parte da programação recreativo-cultural do espaço. Além disso, os visitantes podem conferir a exposição permanente “Nó na Madeira”, com fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais do sambista João Nogueira.

Rua Dias da Cruz, 170. Tel. 2597-3897/2596-090.

 

Biblioteca Parque de Manguinhos

O espaço oferece aulas de alemão para iniciantes, em parceria com o curso de letras da UFRJ. Além disso, rodas de leitura e cursos de escrita criativa, aulas de percussão para alunos a partir de 10 anos de idade, exibição de filmes durante todos os dias da semana. Há ainda os laboratórios: editorial, de narrativas cênicas e de formação musical.

Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila). Tel. 2334-8915.

ZONA SUL

 

Biblioteca Popular de Botafogo

A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis promove o Encontro de Gerações, que reune jovens e pessoas mais experientes para debater sobre temas atuais, entre eles Saúde, Educação e Política. A atividade acontece sempre à sextas, das 13h30 às 17h. Mensalmente, o espaço também realiza o Encontro de Contadores de Histórias, com o Grupo Agregando. Em fevereiro, ele será nesta quinta (6), às 14h.

Rua Farani, 53, Botafogo (em frente à Faculdade Santa Úrsula). Tel. 2551-6911.

Biblioteca Parque da Rocinha

O espaço conta com aulas de ioga com o projeto Yoga na Lage, em horários de manhã (terças e quartas, das 10h às 12h) e à noite (terças e quintas, das 18h às 20h); aulas de Capoeira com o Mestre Caixote, às quartas, das 17h às 18h, e sábados, das 16h às 17h; altas de teatro com a professora Fabiana, do grupo Acorda Capoeira, às quartas e sextas, das 18h às 20h. Para todas, as inscrições podem ser feitas no horários das aulas com os próprios professores.

Há ainda oficina de teatro com a Trupe Quebra Cangalha, para jovens a partir de 14 anos, aos sábados, das 17h às 18h; oficina de contação de histórias, às terças e quintas, das 17h às 18h; oficina de leitura de contos de suspense para adolescentes, às quintas, das 18h às 19h; oficina ambiental, às terças e quintas, das 15h às 17h; e laboratórios de texto, edição e fotografia, integrantes do projeto Setor X.

Na área musical, há aulas para jovens de 7 a 17 anos, todas as terças em dois horários: de 10h às 11h e de 14h às 15h30. O curso é oferecido pela Escola de Música da Rocinha, com a professora Flávia Melo. Há ainda as aulas da Escola Portátil De Música, que terão início no dia 18 de fevereiro para alunos a partir de 12 anos, com classes de violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, clarinete/sax, bandolim, prática de conjunto e apreciação musical.

Estrada da Gávea, 454, Rocinha. Tel. 2334-7097/98.

ZONA OESTE

 

Biblioteca Municipal de Campo Grande

A Biblioteca Popular Municipal Manoel Ignácio da Silva Alvarenga oferece gratuitamente curso de Esperanto às quintas, das 15h às 16h. Considerado “língua universal”, o idioma foi criado para facilitar a comunicação entre os povos do mundo. Introduzido no fim do Século XIX, atualmente ele é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas.

Gonçalves Maia, s/n, Campo Grande. Tel. 3394-5509.

NITERÓI

 

Biblioteca Pública de Niterói

A biblioteca promove todas as terças e sextas, das 11hh às 15h, os eventos Era uma Vez, com contação de histórias. Todas as quartas, às 15h, há oficina de recorte e colagem. Quinzenalmente, há ainda sessão gratuita de cinema, enquanto uma vez por mês acontecem oficinas lúdicas, leituras dramatizadas, teatro de fantoches e conversas com autores.

Rua da Conceição, s/n, Centro, Niterói. Tel. 3601-1956/3601-2034.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s